quarta-feira, 22 de junho de 2011

Domínio sobre o mundo

E o que seria do mundo sem epítetos para designar seres e coisas? O que seria do mundo sem a comunicação social? Sem as palavras, nós estaríamos inertes na pré-história e o nosso planeta seria uma completa desordem.

As palavras são a saída do abismo para os poetas, o reflexo dos pensamentos para os filósofos, a realidade para os jornalistas. E os advogados, juízes e comerciantes fazem das palavras persuasão e incentivo. Até para fazer mágica é necessário o uso delas.

São as palavras que preenchem o vácuo de um silêncio esmagador. E de que importa saber se é formada por justaposição ou aglutinação se é dita em uma hora imprópria? Os vocábulos se moldam de acordo com os lábios que os pronunciam, ou com a mão que o tece no papel. Eles têm poder e dão poder para as pessoas.

Clarice Lispector dizia que a palavra era seu domínio sobre o mundo, e faço de suas palavras as minhas. Pois o que eu estaria fazendo agora se elas não existissem? Talvez eu estivesse fazendo pinturas rupestres nas paredes da minha casa.

Nenhum comentário: